domingo, 23 de novembro de 2014

SIGNO DE LIBRA - POSTER DE JOHFRA

ADQUIRA ESTE POSTER, CLIQUE AQUI


Mito do libriano: Não existe mito antigo que envolva Libra; mas por volta do ano 2000 a.C. a constelação era associada com o julgamento dos vivos e mortos nas religiões babilônicas, e Zibanitu, a Balança, pesava as almas. No Egito, a colheita era pesada quando a Lua estava cheia em Libra. Tradicionalmente Libra é um signo associado com a justiça tanto no nível externo (as leis entre os homens - cujas as violações conduzem à condenação e à punição) como um nível interno (Karma) desde que toda a ação gera uma reação e o que o homem colhe aquilo que semeia. Libra é a balança Cósmica que equilibra o Sol com seus planetas; aos planetas com suas luas; aos mundos externos com os mundos internos .
No acordo com o Kibalion: "A lei da compensação diz que a medida da oscilação de um pêndulo para a direita é a medida da oscilação para a esquerda; a taxa compensa. A lei da compensação é que a oscilação em um sentido determina a oscilação no sentido oposto; uma balança ou contrasta ao outro. O pêndulo do pulso de disparo oscila mais tarde a uma determinada distância para a direita e a uma distância igual para a esquerda. As estações mudam de uma para a outra da mesma maneira. As marés seguem a mesma lei ". Os estados mentais são sujeitos à mesma lei. O homem que se submete a muito, aprecia muito; aquele que pode sentir somente pouca dor - também só pode sentir pouca alegria ".


Na pintura de Johfra, podem se analisar os seguintes símbolos esotéricos:

Balança: Símbolo da harmonia interna e uma relação apropriada entre o consciente e a mente subconsciente (carta 6 do tarô), entre o homem e a mulher da pintura 3 de Johfra (Gêmeo). Em um dos pratos há uma pena de avestruz de Maat ou da verdade; no outro prato há um coração, que quer dizer que no dia de nosso julgamento nossas boas e má obras serão pesadas nos contrapesos da justiça. A linha horizontal da balança há uma rosa cruz.
A Rosa: é o símbolo do amor e o desejo cultivado que prevaleçam aos obstáculos excedentes e nos testes da vida material plena. As duas mãos são as mãos do defunto que é deve ser dirigido à luz, que conduz à justiça.
Deus Íbis (de Toth): está junto ao prato que contém a pena. Ele é encarregado de confrontar a informação compilada existente internamente em cada alma que visita o Hades. Leva em sua mão direita a cruz de ANK que está relacionada à carta 21 do tarô: O MUNDO e com o planeta SATURNO outro símbolo universal da justiça desde que Saturno é elevado em Libra. As duas serpentes: são "Ida e Pingalá" que ascende por seu corpo gerando a forma do símbolo de mercúrio - o caduceu. Mercúrio é não somente o mensageiro dos deuses mas aquele que é o condutor das almas, guiando-as através do Hades (país dos mortos) de modo que não se confundam pelo caminho.
Deusa Hator (ou Athor): As deusas que ficam situadas ao lado do prato que contém uma ânfora com um coração, está vestida da cor amarela (solar) leva em sua mão esquerda o Sistro que é um instrumento musical feito de cobre e usado para afastar as má influencias. Em sua cabeça os chifres, o símbolo de Vênus e um Sol com uma estrela de 7 extremidades; cinturão do símbolo da cor vermelha da abstenção. ATHOR É TORAH (Lei) É TARO (tarô ou roda). É a mesma deusa de Vênus ou a Imperatriz do Tarot e significa que a manifestação subconsciente da força cósmica (estrelas de 7 extremidades) é a pessoa gerando a carga de todos os fenômenos da natureza. O princípio masculino compensou pelo princípio feminino.
Sol e lua: Unidos e entrelaçados por meio do símbolo do santo oito (infinito) do Espírito Santo.
Pedra cúbica: É a pedra fundamental viva, é um cubo, ele é o símbolo da pedra bruta que na simbologia maçônica ilustra a busca do aperfeiçoamento. A rosa acima indica que estas operações só são possíveis por meio do uso inteligente da arte e da arquitetura que necessitam da vontade, do intelecto e da imaginação para construir o templo que se constrói sem mãos.
Mosaico: Observe que o mosaico do pavimento é o mesmo assoalho dos templos antigos que enfatizam duas cores: Preto e branco que representa nosso movimento dentro do mundo das polaridades que correspondem ambos aos pratos na balança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário