quarta-feira, 11 de julho de 2012

O QUE É MEDITAÇÃO


AFINAL, O QUE É MEDITAÇÃO E COMO MEDITAR?

Estar atentos e ser plenamente conscientes, segundo a segundo, de nossos pensamentos e sentimentos, de nosso corpo e movimentos, de todo o nosso entorno. Conectarmo-nos com a nossa Consciência, com a Essência, e se possível, com todo o nosso Ser Divino (nosso Espírito) e receber, em consequência, todos os benefícios desta conexão... Isso é meditação.

Estar aqui e agora

A meditação é uma ferramenta que serve para introduzir-nos em nosso interior e nos conectar com a própria Fonte da Vida, de nossa vida, que por muitos é chamada de Ser Divino. Com essa conexão teremos diversos benefícios, inúmeros na verdade, mas podemos destacar alguns:
- Relaxamento psicofísico, e consequente bem-estar para nossa saúde.
- Maior equilíbrio emocional, além de autocontrole nas diversas situações do dia a dia, em que ocorrem as “naturais” tensões entre as pessoas (em casa, no trânsito, no trabalho, nas relações conjugais etc.).
- Mais controle mental (não permitindo, por meio da auto-observação consciente e momentânea) que a mente fique divagando, dispersando, com elucubrações e associações mentais absolutamente subjetivas.
- Autoconhecimento e autorrevelações psicológicas: ver nossas deficiências psicológicas, emocionais e físicas. E, desde o conhecimento do que somos em realidade (e não do que a mente pensa que somos), começar o Caminho de nossa própria recuperação interior.
- Descoberta, tomada de consciência e, principalmente, a eliminação dos conflitos internos causados nesta e em outras encarnações (traumas, fobias, complexos, bloqueios diversos, maus hábitos etc.).
- Compreensão e dissecação de nossos defeitos psicológicos, desde os superficiais, vistos no dia a dia em todas as situações e inter-relacionamentos, até os mais profundos e “perigosos” estados egoicos.
- Conexão mais profunda com as nossas Partes do Ser, ou seja, as diversas forças, virtudes e poderes divinos que estão latentes em nossa Alma.
- Cura e autocura: com a meditação, podemos pôr em atividade, pelo paralelo poder da oração, pela imaginação dirigida e consciente (que é distinta da fantasia sem controle) para realizarmos quaisquer atos de autocura ou cura de pessoas que desejarmos: com a imaginação concentrada, podemos operar verdadeiros “milagres”, tais como emagrecer gradativamente, resolução de problemas, criar circunstâncias pessoais favoráveis em nossa vida etc.

A Meditação e o Estresse

Comumente, vivemos em um estado de tensão e nervosismo em que nossos problemas mais prementes e profundos ficam mascarados por outros acontecimentos mais triviais ou também pela sucessão dos dias em um trabalho e fazeres rotineiros.
Sem embargo, todos(as) temos sentido que a insatisfação altera nosso equilíbrio emocional sem que saibamos, por ciência certa, encontrar a origem concreta dessa sensação de desassossego, vazio e mal-estar.
Sentado(a) tranquilamente, sem fazer nada, a primavera chega e a erva cresce por si só.
Muitas pessoas vivem imersas no mal-estar e no sofrimento e culpam as influências externas. Muitas delas estão convencidas de viver em um mundo hostil e agressivo. Porém, a explicação do comportamento das pessoas que nos rodeiam pode entender-se desde nosso próprio comportamento. Por exemplo, se nossa atitude é permanentemente submissa e passiva, é muito provável que estejamos “provocando” com isso um estado de agressividade para com os demais.
Porém, como podemos suprimir as carências do comportamento? Desde logo, o simples esforço da vontade é insuficiente, pois os comportamentos humanos conseguem estar demasiado enraizados na personalidade mais profunda.
A meditação é uma forma de aceder ao conhecimento de si mesmo e de nosso entorno, poder assim viver e sentir de uma maneira adequada, e desta forma conhecer o bem-estar.

A Mente

Deveríamos aprender a nos tornar serenos e tomar as coisas com maior tranquilidade se quisermos ser felizes e ter boa saúde.
Todos nós temos os mesmos problemas, e estes se chamam, resumidamente, de “Mente”.  A mente cria projeções negativas, suposições, preocupações, comparações, defeitos, etc. etc. etc.
Porém, quando meditamos corretamente (e isso ocorre com o passar do tempo e das práticas constantes), transcendemos o cárcere da mente, daí vem isso que os zen-budists chamam de Satori, ou Êxtase ou, como queira, a Iluminação.

A Melhor Forma de Pensar é Não Pensar

Na verdade, a mente como entidade em si é somente uma camisa, uma forma de manifestação que deveria permitir que nós nos expressássemos no dia a dia, neste mundo. Um instrumento a mais, tão útil, porém, tão limitado quanto um computador ou uma máquina de escrever, um carro ou uma prancha de surfe: ou seja, tão somente um instrumento. As expressões da mente se resumem nisso que chamamos de Pensamentos. Os pensamentos, assim como as emoções, não são expressões do nosso Ser Divino, pois o nosso Espírito não pensa nem sente, Ele é e está acima disso tudo. O Ser É!
Quando tomamos consciência disso, de que o Ser é, e que para o Ser se expressar é preciso “anular” as manifestações excessivas, explosivas e irracionais da mente e das emoções, então iremos perceber o quão é importante praticarmos relaxamento e meditação psicofísica, se possível diariamente.

Instrumentos de Apoio à Meditação

O ideal é meditar relaxando correta e perfeitamente nossos Corpos de Manifestação (ou seja, não somente o corpo físico, mas os outros corpos internos da anatomia oculta, chamados de Etérico, Astral e Mental). E isso tem de ser feito da forma mais simples e natural possível.
Entretanto, para nós, iniciantes na meditação, é possível – e até necessário – usar artifícios que inicialmente nos ajudam a chegar a essa meditação perfeita: podemos usar perfumes agradáveis e leves no ambiente, cores suaves nas paredes e na cama (se estivermos no quarto), e, principalmente, uma boa música relaxante.
Pelos estudos da Biomúsica e da Musicoterapia, há músicas que diminuem nossos ritmos cerebrais, respiratórios e cardíacos, tornando o relaxamento mais facilitado.

Sobre Músicas para Relaxamento e Meditação, clique aqui.

domingo, 1 de julho de 2012

Livros Esotéricos

Ler faz bem, como todos sabemos. E faz mais bem ainda se forem livros voltados ao autoconhecimento, ao esoterismo objetivo e a todos os temas que alimentem não somente o cérebro, a mente, mas principalmente nosso Espírito.

Há inúmeros livros de alta qualidade, e aqui em nosso Blog queremos sugerir alguns títulos de primeira qualidade. 

Eis, a seguir, algumas sugestões de livros esotéricos das principais obras de ocultismo de todos os tempos.

Estas sugestões são para os sinceros estudantes que desejam obter uma base sólida para seus conhecimentos acerca das grandes e eternas verdades do Espírito.

Para quem deseja ter um fundamento didático de Alquimia, Magia Prática, Psicologia Esotérica e outros temas mais.

Todos os meses estaremos disponibilizando títulos de livros que, temos certeza, serão úteis à sua biblioteca particular de livros esotéricos.

São livros universais, sempre imperdíveis, por mais “moderna” que seja a nossa sociedade.
Vale a pena ler e ampliar nossa cultura esotérica, contribuindo para o Despertar da Consciência. Ah, outra dica: clique na capa do livro ou em seu título e saiba mais sobre o conteúdo de cada um deles:


A MAGIA SAGRADA DE ABRAMELIN
Abraão, o Judeu

Para quem deseja conhecer a magia prática da Cabala medieval. Este tratado de Magia Prática ensina diversos procedimentos magísticos, tais como Invocar, Materializar e “Controlar” tanto seu Anjo da Guarda – ou Anjo Custódio – quanto os Chefes de Legiões Demoníacas.

ADONAI – NOVELA INICIÁTICA DO COLÉGIO DOS MAGOS
Jorge Adoum

Nesta obra, o autor passa por processos espirituais, onde seu mestre, Aristóteles, o guia pela Senda da Iniciação, explicando a ele que sem os Mistérios do Amor e do Sexo não se chega a Deus.

BESTAS, HOMENS E DEUSES
Ferdinand Ossendovski

Ossendovski entrevistou-se com diversos altos sacerdotes budistas, os quais lhe relataram as tradições orientais sobre a Terra Oca e sobre o grande Regente Planetário, Changam ou, mais conhecido na tradição judaico-cristã, como Melquisedeck.

TIBETE, MAGIA E MISTÉRIO
Alexandra David-Neel

No início do século 20, onde era proibida a entrada de qualquer ocidental, a autora descobre mistérios e fenômenos insólitos nas terras do dalai-lama. Mistério e magia em empolgante realidade.

A VOZ DO SILÊNCIO
Helena Blavatsky

Considerada uma das obras-primas da literatura mística mundial e, por muitos, um texto sagrado em verso, cheio de inspiração espiritual.

SHAMBHALA
Nicholas Roerich

O autor retrata as impressões de suas viagens pela Ásia Central e o Tibete na virada do século 19 para o 20.Foram diversos contatos com seres misteriosos e com a pedra sagrada Chintamani, tirada da mais alta torre da cidade sagrada de Shambhala.

A IGREJA GNÓSTICA
Arnold Krumm-Heller

Esta obra é imperdível, pois foi escrita pelo Arcebispo da Santa Igreja Gnóstica, Arnold Krumm-Heller (Huiracocha).Trabalho para quem deseja conhecer e, se desejar, percorrer o Caminho da Gnosis Kardias – o Conhecimento que transforma o coração e a Alma (160 págs.).

A REVELAÇÃO DO GRANDE MISTÉRIO DIVINO
Jacob Boehme

Pela graça da iluminação divina, esse homem simples teve acesso aos mais profundos mistérios de Deus, do Homem e da Natureza e tornou-se um gigante do pensamento metafísico.Foi mostrada ao autor toda a Criação, desde o mundo de Kether, o Pai Celestial, passando por toda a Árvore Cabalística até chegar ao Homem (172 págs.).

A BIBLIOTECA DE NAG HAMMADI
James Robinson

Contendo textos gnósticos desde a época de Cristo, mostrou que era uma obra à frente do seu tempo.Expôs aos especialistas modernos caminhos religiosos relevantes que eles já seguiam 16 séculos atrás.Não perca a chance de desvendar um pouco mais da história que poucos conheciam (464 págs.).

O LIVRO DE ENOCH
Hermes Trismegisto

É considerado uma obra especial para a compreensão dos mistérios da Criação Divina e sua ordenação.Em termos de Cabala hebraica, é fundamental por causa dos nomes das Hierarquias tanto divinas quanto infernais.

ZOHAR – O LIVRO DO ESPLENDOR

Os gnósticos afirmam que a Bíblia é o corpo da sabedoria divina, o Sepher Yetzirah seria sua alma, e o Zohar, seu espírito.O Zohar é a Luz que alimenta toda a sabedoria da Cabala.Sem o Zohar, pouco se entenderia a Cabala.

DOGMA E RITUAL DE ALTA MAGIA
Eliphas Levi

Esta obra pretende – num duplo esforço esclarecedor – não só conciliar religião e ciência, a fé e a razão, como demonstrar para os que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir que o saber mágico tradicional era, inclusive, a grande síntese conquistada e realizada pela fé e a razão.

O MISTÉRIO DAS CATEDRAIS
Fulcanelli

Nesta obra imperdível, o autor interpreta toda a simbologia enigmática que envolve esses verdadeiros templos de adoração por meio da Alquimia, contribuindo para que o leitor entenda toda a ambivalência que circunda essas grandiosas catedrais.

MISSÃO DA ÍNDIA NA EUROPA
Saint-Yves D’Alveydre

Aqui, o autor mostra as experiências práticas de desdobramentos astrais que lhe permitiram entrar nos mais secretos santuários da Terra para verificar ali a tradição dos ensinamentos orais.Além disso, a constituição de Agartha é revelada pela primeira vez ao Ocidente e a questão do Mahatma é posta de volta em seu devido lugar.

A GNOSIS ORIGINAL EGÍPCIA – CORPUS HERMETICUM
Jan van Rijckenborgh

No Egito antigo, Hermes Trismegisto revelou o conhecimento sobre a verdade eterna, nos dois textos herméticos principais, o Corpus e a Tábua, que influenciaram de forma determinante toda a história espiritual do Ocidente.